Em 1955 o Excelentíssimo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta completou 50 anos de padre. Como forma de comemorar uma data tão especial e significativa, pediu que se fossem criadas 50 paróquias em alusão ao seu aniversário sacerdotal. Instituiu que cada uma dessas 50 paróquias tivesse dois padroeiros únicos.
No ano de 1965, os religiosos Pavonianos foram instalados na recém instalada Paróquia Nossa Senhora da Providência e Santa Marta. A Paróquia atendia ao apelo do Arcebispo de São Paulo no ano de seu aniversário sacerdotal de 50 anos de ministério.
Os missionários Pavonianos já atuavam na região do Brooklin junto com os padres da Verbo Divino, na Chácara Santo Antônio. Esse bairro, onde se instalava a Paróquia, era reduto dos mineiros e nordestinos. Quando da instalação da Paróquia, haviam três opções de locais para serem escolhidos pelos missionários para desenvolver sua missão: Real Parque, Vila Sonia e Jardim Previdência. A Vila Sonia e o Jardim Previdência eram bairros de habitantes tradicionais e como o Real Parque abrigava um povo muito carente e humilde, foi esse o local escolhido pelos Pavonianos para exercer o seu apostolado.
Na década de 70 existiam poucas casas no Real Parque e a comunidade carente como hoje a conhecemos ainda não havia se formado. Era uma área que onde ainda existiam fazendas e zona rural.
Na década de 80 houve um grande crescimento da comunidade carente e aconteceu uma explosão imobiliária no bairro, atraindo pessoas de classe social mais elevada e com alto poder aquisitivo.
Lista Párocos da Paróquia
- Padre Virgínio Stefanini
- Padre Dario Gretter
- Padre Daniel Capotti
- Padre Norberto Didoni
- Padre Roberto Camilatto
- Padre Renzo Floreo
- Atual pároco – Padre Antonio Alexandre Oliveira
Fonte: Padre Roberto Camilatto, pároco por 17 anos da Paróquia Nossa Senhora da Providência e Santa Marta.